Nome da empresa

PRODUTOS



Biodiesel

O biodiesel é um combustível de origem renovável (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) que pode ser utilizado nos carros ou caminhões com motores ciclo diesel.

No Brasil ele é misturado ao diesel (derivado de petróleo) na proporção de 7% (B7), ou seja, a cada 100 litros de diesel, 93 litros corresponde ao diesel (derivado de petróleo) e 7 litros corresponde ao biodiesel (origem renovável).

No processo de produção do biodiesel tudo é aproveitado, a começar pelas matérias-primas. É o caso do sebo (uma das principais matérias-primas na produção do biodiesel), que no passado era enterrado e/ou queimado, gerando diversos passivos ambientais, pois não se tinha uma destinação correta para este produto e hoje é 100% aproveitado pelo setor de produção de biodiesel.

O mesmo se aplica ao óleo residual de cozinha, que antes era descartado em terrenos baldios, contaminando lençóis freáticos e impermeabilizando o solo, impedindo a infiltração de água no solo, matando toda vegetação e gerando alagamentos. Muitas pessoas também descartavam essa matéria-prima pelo ralo da pia, onde o óleo chega, por meio dos encanamentos, aos córregos, rios e mares onde flutua e impede a entrada de luz e oxigênio, alterando todo ecossistema e exterminando muitas espécies de vida aquática.

O biodiesel também tem uma expressiva capacidade de redução da emissão de diversos gases causadores do efeito estufa, a exemplo do gás carbônico e enxofre, com isso há uma melhora nas condições ambientais, sobretudo nos grandes centros metropolitanos, o que significa evitar gastos dos governos e dos cidadãos no combate aos males da poluição.

Além disso ele tem o cunho social por conta da agricultura familiar visto que sua matéria-prima, basicamente é produzida por pequenos agricultores, aumentando-lhes a renda e melhorando a condição de vida.