O Biodiesel
no Brasil

O biodiesel chegou ao Brasil em 2005, a partir da criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que estabelecia metas para a entrada do produto na matriz energética nacional.

Naquele momento, o biodiesel representava apenas 2% na composição do diesel. Ao longo dos anos, com o reconhecimento da importância do biodiesel, essa participação foi aumentando e, em 2021, representa 10% do combustível comercializado no país. Um número que ainda pode e deve ser ampliado nos próximos anos.

Nesta jornada, o nosso compromisso com a qualidade nos tornou especialistas no que fazemos e tudo se expandiu ainda mais.

Como
chegamos
até aqui?

Após um ano da entrada do produto no Brasil, criamos a primeira fábrica da Binatural. Em 2006, nossa empresa se tornou a pioneira na produção do biodiesel no estado de Goiás.

As ações inovadoras da Binatural foram solidificadas por meio do investimento em novas tecnologias, criação de processos, especialização da mão de obra, agilidade e credibilidade em nossos relacionamentos. Por isso, nosso produto tem qualidade certificada e a empresa registra um crescimento consistente, que acompanha a evolução do setor.

Além disso, a Binatural possui como um de seus pilares a responsabilidade socioambiental. Colocamos isso em prática por meio de ações de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade social, como a participação no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em vários estados do Brasil.

Como resultado expressivo do espírito arrojado, da energia positiva e transparência nas relações, a Binatural alcança em 2021 o reconhecimento da Financial Times como uma das 500 empresas que mais contribuíram com o desenvolvimento econômico e social no país.

Conheça nossa trajetória

2006
Nasce a Binatural
Nasce a Binatural, com a construção de uma fábrica com capacidade de produção de 30 mil litros/dia.
2008
Venda de biodiesel
Primeira venda de biodiesel da empresa, participando dos leilões L 6 e 7. Passa a ser obrigatória a mistura de 2% de biodiesel no diesel comercial. Uma nova fábrica é desenvolvida, agora com porte de 120 mil litros/dia.
2009
Proporção obrigatória
A proporção obrigatória de biodiesel é elevada para 4%. A fábrica é ampliada novamente e atinge a capacidade de 300 mil litros/dia. Desde então, a Binatural participa com sucesso de todos os leilões de biodiesel promovidos no país.
2010
Nova ampliação da fábrica
Nova ampliação da fábrica, que permite elevar a capacidade a 450 mil litros/dia. A proporção obrigatória passa a ser de 5%. A Binatural comercializa 67 mil m³ de biodiesel e se estabelece como uma importante consumidora de matérias-primas alternativas – sendo, hoje, uma das principais consumidoras destas matérias no centro-oeste do Brasil.
2014
Biodiesel
A proporção de biodiesel no diesel sobe para 7%.
2015
A Binatural
A Binatural atinge a marca de produção de 86 mil m³ de biodiesel e inicia exportações de outros produtos especiais, como a borra, o ácido graxo e a glicerina.
2017
Crescimento
Com crescimento de 80% em 4 anos, a Binatural comemora 10 anos de produção e se consolida no mercado. O volume produzido é de 124 mil m³.
2018
A mistura obrigatória
A mistura obrigatória de biodiesel no diesel aumenta para 10%. As vendas da Binatural atingem 140 milhões de litros.
2019
Novo aumento
Novo aumento na mistura obrigatória para 11%. A Binatural marca um recorde de operação e chega à venda de 154 milhões de litros.
2020
Descarbonização
Aumento na mistura obrigatória para 12%. A Binatural começa o Projeto Axé, em Simões Filho, na Bahia, e faz sua primeira venda dos Créditos de Descarbonização (CBios) do Renovabio.
2021
Início das atividades
Início das atividades da Binatural Bahia. Financial Times reconhece a Binatural como uma das 500 empresas que mais contribuíram com o desenvolvimento econômico e social no país.
Loading...